Cultura Musical
25/01/2023 Cantoras e Compositoras para Sempre.

Cantoras e Compositoras para Sempre.

Elas compuseram e cantaram milhares de músicas. Todas se reconheceram nalguma nota, nalgum compasso, embora possam nunca terem se visto. Mas, se ouviram e se misturaram no infinito oceano da Música, que percorre palcos e cantos do planeta.

Esta é a primeira parte deste projeto. Sempre em duplas, mulheres de todo o Ocidente que cantaram e encantaram nossas almas, acalentaram nossos sonhos e adoçaram nossos ouvidos. Eis as primeiras duas,

Elis ReginaElis Regina Carvalho Costa (1945 – 1982) foi uma cantora brasileira (re)conhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco. Elis foi aclamada tanto no Brasil quanto internacionalmente, e comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday (musas do jazz and blues norte-amerciano). Seus sucessos Falso Brilhante ( 2 anos em cartaz em diversos estados brasileiros: 1975-1977) e Transversal do Tempo (1978), acrescentaram diversas inovações nos espetáculos musicais no Brasil. Sua enorme competência e vontade, sempre acompanhada de excelentes músicos e arranjadores, abriu espaço e projetos muitos cantores e compositores que vieram a se tornar famosos, a partir de suas memoráveis interpretações.

Elis, no Show Falso Brilhante (Img Web)

Elis cantava e interpretava belas músicas com incrível dicção e entonação. Samba e Bossa nova, além de canções marcantes da MPB, com acentuados nuances de Jazz fizeram dela a mais importante cantora da sua época.

Está na história da MPB, como sempre cheia de dificuldades e vitórias na trajetória artística, tanto musical como política (difícil separar as duas), engajada que esteve durante bom tempo, na luta pelo reconhecimento profissional dos músicos brasileiros pela defesa dos seus direitos profissionais/comerciais.

Sua trajetória, no auge da carreira, foi estranhamente interrompida por abuso de drogas, segundo os noticiosos da época.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=1g_p4Xcn5CE&t=4s

Ella FitzgeraldElla Jane Fitzgerald (1917 — 1996) foi uma cantora e compositora estadunidense. Reconhecida internacionalmente por possuir uma notável extensão vocal capaz de atingir três oitavas Uma medida que se analisa com facilidade no teclado de um piano. Poucos têm esta destreza. A pureza na sua tonalidade, sua dicção, e fraseado com entonação impecáveis, e grande habilidade de improviso, como é comum em sessões rítmicas de Jazz ,lembrando instrumentos de sopro, conferiram-lhe notoriedade nos cenários artístico musical-cultural dos EUA.

Ella Fitzgeral canta Summertime. (Img Web)

Ella foi considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook, com uma longa carreira de 59 anos consecutivos.

Sofreu muito desde a infância e chegou a ser moradora de rua. Filha de um casamento conturbado, viveu sozinha com a mãe a partir dos 3 anos de idade.

Conquistou 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=u2bigf337aU&t=10s


2 comentários em “Cantoras e Compositoras para Sempre.

    1. Obrigado Roberto. A série vai além, com outras grandes mulheres da Música. Espero que goste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.