Cultura Musical
19/01/2023 Pixinguinha - Choro Fundamental da MPB

Pixinguinha – Choro Fundamental da MPB

Redator

São Paulo, 19 de Janeiro de 2023.

1 minuto.

Você já ouviu Pixinguinha? Então tá! Sabe o que é ser carinhoso com as pessoas que ama, ou com seus conhecidos? Carinhoso, no sentido mais mais sublime da palavra – extrafísico, não ex corpore. Talvez ele não fosse assim em pessoa, mas na Música, ah! que genial! Ouça-o.

Carinhoso é uma de suas composições mais famosas, e você já deve tê-la ouvido até em anúncios de iogurte. Nos anos 80 ou 90, pelo menos. A paixão e a vida com Música vem da família. O pai era flautista, tinha irmãos músicos. Não deu outra!

Maestro, compositor, arranjador, pianista, flautista, saxofonista, o menino começou cedo, substituindo outros músicos em cabarés e no cinema (naquele tempo uma banda acompanhava os filmes, como as orquestras acompanham óperas). Tornou-se homem e um mestre em sua passagem pelo cenário artístico musical brasileiro, que o coloca como um dos expoentes da história da MPB. Foi um dos integrantes de um grupo conhecido à época: Caxangá, e com outros 2 parceiros Donga e João Pernambuco, com quem montou o conjunto Oito Batutas. Eram os anos 1920. Início do século passado.

Ler e escrever as partituras sempre foram condições absolutas para os grandes compositores de época, principalmente para os populares. Mozart e Beethoven, por exemplo, eram compositores populares, por mais que atualmente sejam expostos como Clássicos, ou eruditos. Isso é uma bobagem preconceituosa das elites que querem manter prestígio e distância do povo mais simples. Só para constar Pixinguinha era filho de um carteiro (funcionário dos Correios).

Estudar, de forma séria, eis o segredo, além de boa dose de talento, força de vontade e de sorte, para ter quem o sustente por um tempo. Sabe como é o começo: sempre difícil. Na verdade é difícil o tempo todo! Imagine naquela época… Mas, é dessa gente simples que surgem os grandes. Os verdadeiros sentimentos parecem aflorar de circunstâncias e dificuldades comuns entre os mais simples. Até hoje ele é cantado por muitos dos novos cantores.

Bom, sem muita filosofia (devo confessar que gosto) eis aqui um link para um vídeo do tema Carinhoso. Espero que goste e que ele te acompanhe por muito tempo, acaricie seus ouvidos e toque sua alma. Nestes tempos malucos em que vivemos isso pode não passar de um desejo meu.

Sexteto de chorões – MPB modelo 1930. (Img Web)
Classificado como:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.