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Trios Brasileiros-Escolas afirmativas

Trios Brasileiros-Escolas afirmativas

Redação

Heitor Villa Lobos Radamés GnatalliGuerra Peixe

Villa Lobos Radamés Gnatalli Guerra Peixe
Conhecido na Europa


São exemplos marcantes de sua capacidade criativa as Bachiannas Brasileiras, os “Etudes para violão“, datados de 1929 e dedicados ao grande violonista e compositor espanhol Andrés Segovia. Também os 5 Prelúdios do anos de 1940, dedicados à sua segunda esposa e sua aluna, Arminda Neves d’Almeida (“Mindinha”) tornaram-se obras importantes no repertório clássico violonístico brasileiro. Graças a ela a sua exuberante produção musical foi conhecida em todo o mundo.

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro de 1959.

Radamés GnatalliPor falar em importância leia isso: Radamés, que nasceu em Janeiro de 1906, de família italiana de músicos no Rio Grande Sul, começou cedo. Aos seis estudava piano com sua mãe e sua tia. Sua pai era professor de música e maestro. Seu desenvolvimento foi forte e constante, dominando o piano ao se formar em 1924, e em seguida o cavaquinho e o violão o tornaram conhecido. Desde jovem tocou em orquestras de baile, de carnaval, teatros, cinemas, rádios. Sempre estudando e pesquisando a Música brasileira e seus ritmos.

Em 1929 foi tocar no Rio de Janeiro e logo foi ‘descoberto’ por Mário de Andrade que o convidou para umas apresentações em São Paulo. Dali foi um pulo para se tornar maestro arranjador-compositor para a recente Rádio Nacional. A convite do presidente Getúlio Vargas, dedicou-se à beleza e excentricidade da música brasileira. Uma fase nacionalista que aos poucos foi se deixando traduzir pelas inspirações pessoais do músico, que também gostava de jazz.

Adulto formado, criativo e estudioso fez parte e foi autor de diversos arranjos orquestrais. Também de gravações célebres com o conhecido cantor Orlando Silva na imortal música Carinhoso, composição de Pixinguinha e João de Barro. Além disso, participou como maestro e arranjador da famosa gravação original de Aquarela do Brasil, uma composição de Ary Barroso.  A outra inesquecível Copacabana de João de Barro e Alberto Ribeiro cantada pelo crooner Dick Farney e também por Gilberto Gil entre outros. Enfim, conviveu com vários grandes e imortais da música brasileira.

Produção multidirecional

Nos anos de 1950 trabalhou nas trilhas sonoras com o cineasta Nelson Pereira dos Santos e com o sambista Zé Keti. E criou paisagens musicais em filmes importantes como Rio 40 Graus de 1955 e Rio Zona Norte do ano de 1957. Tocou no Teatro Municipal de São Paulo, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, fez várias excursões pelo país e foras dele. Em seguida, entrou para a televisão como maestro arranjador, ganhou um Prêmio Shell de Música Erudita, teve suas músicas gravadas por diversos intérpretes, e inúmeras homenagens.

Faleceu em fevereiro de 1988, no Rio de Janeiro.

Cesar Guerra Peixe:

Nasceu em Petrópolis, RJ, Março de 1914. Compositor e estudioso da MPB, começou bem cedo. Aos 6 anos já estudava violão, com o seu pai, um português que trabalhava como “ferrador de cavalos”. Talentoso e criativo, ganhou prêmios ainda na infância e, passou a dominar outros instrumentos, bandolin, violino e piano. Em seguida começou uma carreira, tocando em cinema (acompanhando filmes mudos ao violino), tornou-se professor e também músico de orquestras de salão, bares e tabernas. Formou trios e grupos de estudos em musica popular brasileira, e a partir dos 1943 iniciou um curso de Composição no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro.

Depois de estudar com Hans-Joachim Koellreutter, enveredou pelo sistema analítico da dodecafônia e abandonou a temática brasileira. A partir daí passou um tempo a se dedicar a composições de antiestética brasileira. Entretanto, em seguida, encerrada esta fase, voltou-se para a riqueza da música brasileira, folclórica, popular e decidiu mergulhar numa extensa pesquisa do rico folclore nordestino.

Neste período trabalhou na Rádio Jornal do Recife. Descobriu, por exemplo, dentre seus muitos estudos de etnomusicologia que a dança do Frevo não foi trazida da África, mas teve origem espanhola e eslava.

Mergulho no Brasil

Guerra Peixe compôs trilhas para filmes, e pra lá de uma centena de músicas orquestrais-eruditas, populares, coro, instrumentais e solos. Para piano, canto, violão, de câmara, e gravou uma obra – A grande música do Brasil – dividida em 4 álbuns. Cada uma dedicada a grandes compositores brasileiros, como Tom Jobim, Chico Buarque e Luiz Gonzaga.
Seguramente, seu trabalho, como dos outros deste capítulo influenciaram e muito, vários compositores. João Gilberto – Chico Buarque – Tom Jobim – Baden Powell – Egberto Gismonti – Hermeto Pascoal – e vários outros (folclóricos, populares e comerciais…)

Faleceu em Novembro de 1993 – no Rio de Janeiro.

2 Comentários

  1. Rita Aires

    Muito bom! A Música brasileira tem raízes muito bem fixadas e profundas, da cultura branca europeia, da influência africana e também do indígena natural da terra. A mistura destas três a torna essencialmente criativa, diversa, complexa e bela. Entretanto, é preciso e necessário educar o ouvido, bem como permitir o contato com seus elementos criadores para poder apreciar toda a sua beleza!

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