Cultura Musical
09/02/2024 Mais do que Samba - Jair Rodrigues

Mais do que Samba – Jair Rodrigues

Jair Rodrigues, boa voz, boa presença, ritmo na cor do samba e noutras canções.

Redator

São Paulo, 09 de Fevereiro de 2024

1 Minuto.

Rodrigues cresceu em Nova Europa , cidade do interior do estado de São Paulo. Mas, a sua família mudou-se para São Carlos, e lá ele carreira musical. A carreira começou em meados da década de 1950 época em que trabalhava na Rádio da cidade.

No início da década de 1960, tornou-se conhecido na capital paulista ao se apresenta cantando em diversos programas de novos talentos  na televisão.  Em 1965, ele e Elis Regina cantaram juntos no “O Fino da Bossa”, um programa de televisão da TV Record. Cantar com Elis era sem dúvidas entrar com pé direito no cenário musical brasileiro.

No ano de 1966 no “Festival do Disco” Jair cantou a música “Disparada” de Geraldo Vandré e Théo de Barros . Estava no então em conjunto com o Quarteto Novo. Conhecido por cantar sambas,  o público ficou encantado com sua interpretação. A música era bela, a letra tocante.  Jair surpreendeu o público com uma bela interpretação da canção. E disparou.

Mais do que Samba - Jair Rodrigues
                                            De voz marcante, vibrante e com muita jovialidade. Um grande intérprete da MPB. (Img Web)

“Disparada” e “Banda” de Chico Buarque eram as favoritas para ganharem aquele festival. Ele preparou seu coração e  esmerou-se na apresentação. Deu empate. Com isso sua carreira teve um grande avanço e ele ganhou  as paradas de sucesso. Dono de uma ótima expressão e controle vocal, ritmo e tenor de voz agradável, com extensão acima da média, Jair Rodrigues produzia, gravava e lançava um disco por ano. Sempre presente, emplacou vários sucessos um atrás do outro, como O Menino da Porteira , Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá.

Foi pelo mundo

Fez turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971 gravou um samba-enredo intitulado Festa para um Rei Negro que seria utilizada pela escola de samba no desfile de carnaval da  GRES Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.

Por ser torcedor do Santos FC, clube de futebol onde Pelé atuou com grandiosidade e converte-se no rei do futebol,  Jair foi agraciado e homenageado pela Torcida Jovem no Carnaval de 2020.

Rodrigues faleceu em maio de 2014 na cidade de Cotia, também no estado de São Paulo.

Olha ele cantando aqui

Classificado como: