Menu fechado

News

Frank Zappa

“O homem que não tem música em si mesmo, Nem não é movido com concórdia dos doces sons, Está apto para traições, estratagemas e despojos; Os movimentos do seu espírito são maçantes como a noite, e suas afeições escuras como Erebus: Que ninguém o tenha como homem de confiança. Marque a música. ” (William Shakespeare – The Merchant of Venice, Act V, Scene I).

Um pouco de história sobre Zappa. Em 1965, quando Frank Zappa encontrou um amigo baixista, Roy Estrada, foi convidado para compor a pequena banda de Rhythm & Blues, a Soul Giants, fato simples, mas marcante para a história do Rock, de uma maneira geral. Ele já se apresentava como um bandleader inato. Convenceu os integrantes desta pequena banda a seguir seus passos, a assumir uma postura irreverente, imprevisível, e por muitas vezes, ultrajante.

Muito pouco tempo depois o nome da banda já era outro: Mother of Inventions. Uma clara intenção crítica à sociedade machista norte-americana de então. Quatro anos após, o grupo já tinha seu espaço garantido no cenário da música pop, sob sua direção e produção.

Frank Zappa

Seu caráter irreverente, além de todos os outros adjetivos e rótulos pejorativos que colecionou durante sua carreira, finalizada em 1993, ano de seu falecimento, teve origem provavelmente em suas influências musicais. Além de sua grande curiosidade pelas ciências naturais (seu pai era químico), pela percussão, “I started off with orchestral percussion, learning all the rudiments — things called flams, ruffs, ratamacues and paradiddles” (Zappa, 1989, p.12).

Estudioso, criativo e crítico.

Esta iniciação à percussão, entre os anos 1951/52, o fez conhecer peças de percussão e efeitos eletroacústicos, como Ionizations, de Edgard Varése. O Rock and Roll ainda não tinha sido ‘inventado’ e o gosto pelo Doo-Wop era uma das melhores opções em se tratando de música pop. A influência da percussão deixou marcas profundas em quase toda sua obra, tanto que o Xilophone, ou Vibraphone sempre estiveram presentes em Mother of Inventions. Aquilo era bastante inusitado para uma banda de rock.

O disco Frank ‘s Mothers Of Invention – Live At The Ark – Boston 1968/69, conta com uma peça “Soft Ballet Music”, escrita para percussão, com clara influência de Varése. Esta peça foi reeditada, rearranjada e apresentada diversas vezes no período de maior incursão no universo da música erudita contemporânea…

Mais sobre FZ clique aqui

Clique para o Site oficial Frank Zappa

Assista estes vídeos – clique: Vídeo 1Last Performance
Vídeo 2 – Live in Nova York

Jeasir Rego – Músico, Compositor, Arranjador, Ilustrador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.