O NASCIMENTO DOS MODOS GREGOS
D’Oger (Pseudo Hucbald)
“Música é o resultado da combinação e sucessão de sons simultâneos, de tal forma organizados que a impressão sobre o ouvido seja agradável e a impressão sobre a inteligência seja compreensível e que estas impressões tenham o poder de influenciar os recantos ocultos de nossas almas e de nossas esferas sentimentais e que esta influência transporte-nos para uma terra de sonho, de desejos satisfeitos, ou para um pesadelo infernal de…etc…etc…“
Arnold Schönberg
Jeasir Rêgo
Florianópolis – SC, 01/12/2024
2.9 Minutos.
Do mesmo modo que as letras são as partes componentes elementares da língua, é delas que se compõem as sílabas. Portanto, destas escrevem-se os verbos e os substantivos e, finalmente destes, o texto de um discurso completo. Assim, os sons da língua cantada (em Latim SONI), são os elementos primeiros desta linguagem e, por isso, todo o conteúdo musical se orienta para sua última formação. Da reunião dos sons nascem os intervalos, dos intervalos se formam os sistemas.
Os sons musicais são os primeiros fundamentos do canto. Todos os sons, porém, não são chamados de soni, mas apenas aqueles que, dispostos entre si segundo intervalos legítimos, estão aptos para constituírem melodias (MELOS).
Música Enchirias
Estabelece-se a ordem dos sons como segue, subindo ou descendo naturalmente, de modo a que se sigam sempre 4 e 4 sons da mesma condição. Entretanto, cada um desses quatro sons difere entre eles próprios de uma diversidade conveniente, de tal forma que diferem não só na altura e gravidade, mas que nesta mesma altura ou gravidade, eles conservem as qualidades de sua própria natureza.

Dimensões específicas caracterizam uma ordem
Estas qualidades, que são para cada um deles um espaço determinado de altura e de distensão (relaxamento) que os caracterizam. Ex.: sejam as notas RE, MI, FA, SOL colocadas nesta ordem.
- A primeira, a mais grave, é chamada protos ou archoos.
- A segunda deuteros, distante do protos um tom.
- A terceira, tritos, distante do deuteros um semitom.
- A quarta, tetrardus, distante do tritos um tom.
Esta pequena descrição nos mostra que, se dispusermos os sons em ordem desta maneira, seja subindo ou descendo, até a extinção da voz,. a sucessão de tetracordes não cessará, por assim dizer. A virtude desses quatro sons cria as posições dos 8 modos, como será dito no devido momento. Pela sua diversidade de associação, se acha reunida toda a harmonia.
Música Enchirias
Portanto, como dito, sua multiplicação pode prosseguir até o infinito. Por razões de disciplina foram escolhidos na confusão dessa imensidade um certo número de sons. Assim, a razão terminou por considerar 18 sons, nos quais se contém 4 x 4 e mais dois acima. Desses sons colocam-se os do primeiro tetracorde, o mais baixo, chamado dos graves; junto a este, o tetracorde das finais; depois o tetracorde dos superiores e enfim, o das excelentes. Restam os dois últimos sons que aqui vão descritos:

*Música Enchirias (Clique)
E para saber mais clique aqui