Menu fechado

News

Muito Choro. Bom demais!

Muito Choro. Bom demais!
O Choro é um dos gêneros musicais mais tradicionais e queridos do Brasil. A qualidade dos músicos, bem como do música produzida são inegáveis. Tanto que pela formação, sonoridade e instrumentação básica – percussão, cordas e sopros – assume configurações especiais. Assim, torna-se um forte candidato a música clássica brasileira do Sudeste do país.
Isso deixa clara a riqueza musical do Brasil.

Conhecido por sua melodia alegre e ritmo contagiante, o Choro é considerado a primeira música urbana genuinamente brasileira. Em fevereiro de 2024, o Choro foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecendo sua importância histórica e cultural para o país. A Acari Records foi primeira gravadora especializada no gênero no país.

Fundada em 2009, a Acari Records tem como objetivo preservar e difundir o Choro. Com isso, valoriza a riqueza de seu legado e contribui para a formação de novos públicos. Ao longo de seus 15 anos de história, a gravadora lançou diversos álbuns históricos de artistas consagrados. A lista é grande: Altamiro Carrilho, Raphael Rabello, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Camerata Carioca, entre outros.

Patrimônio musical – Por manter vivo o legado do Choro, vem ganhando o devido reconhecimento histórico. Como a gravadora, a revista Cultura Musical da Plataforma de Educação AEscolaLegal considera que o nosso papel também é levar ao máximo de pessoas possíveis, estas informações. Entretanto, outros selos importantes e gravadoras têm acervos de Choro. Dentre elas, a Top Tape, uma das mais antigas do Brasil, com álbuns históricos de artistas como Altamiro Carrilho. Além da Musidisc, que possui em seu catálogo gravações clássicas de Choro.

Choro do agrado geral

Algumas são responsáveis pelo lançamento de álbuns de renomados artistas do Choro, como o Trio Madeira Brasil, Toninho Carrasqueira, Caminhos do Choro, Marcus Llerena, Orquestra Rádio e Claudio Santoro. Existe outra gravadora especializada em samba, pagode e Choro, e conta com álbuns emblemáticos do gênero, como “O Melhor do Chorinho“.

Muito Choro. Bom demais!
As Choronas. Elas também sabem e podem. (Img. Web)

Muito Choro. Bom demais!

Citadela Music, é outro selo do produtor Marcus Llerena, que se dedica à produção e divulgação de música de Choro, contribuindo para a preservação e renovação do gênero.

“Antigamente, as gravadoras valorizavam ter o Choro no catálogo, por isso elas têm discos se diversos selos de qualidade no setor.”

Assim, para comemorar o Dia Mundial do Choro, que ocorreu em 23 de abril deste ano, uma série de ações especiais. A Nikita Music Dig divulgou suas playlists temáticas nas plataformas de streaming, como Spotify e Qobuz. Também realizou lives com conteúdos exclusivos em suas redes sociais. Com isso, nos deu mais uma oportunidade de conhecer, apreciar e divulgar este ritmo, ou gênero, se preferir, maravilhoso.

“Portanto, estamos recuperando a memória e levando ao conhecimento dos mais jovens. Já fizemos conteúdos com influenciadores e parcerias com as próprias plataformas, como a Qobuz, para divulgar a importância do Choro, e este ano vem muito mais”, completa Llerena.

Nikita Music Digital – Empresa brasileira especializada em distribuição digital de música e monetização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.